Pássaros que falam: 5 espécies que vão te surpreender
Gralha-azul, arara e corvo estão entre os curiosos pássaros que falam.
Anúncios

Seja pessoalmente ou por vídeo, certamente você já se divertiu observando um dos pássaros que falam, não é? Embora essa característica seja um tanto curiosa, ela é mais comum do que se imagina. Quando falamos em espécies que imitam a voz humana, tendemos a pensar no papagaio, que é uma das mais conhecidas. Mas existem muitas outras e, indo além, a maioria das que existem consegue reproduzir tal som.
Isso acontece porque os pássaros apenas imitam a fala humana. Essa habilidade ocorre devido à sua língua pequena e pontiaguda, além de sua estrutura vocal, que é rica em terminações. Assim, quando combinamos essas características com sua memória impressionante, criamos o cenário perfeito para esse aprendizado.
Ficou curioso para saber mais? Continue lendo este conteúdo e confira a lista que preparamos com cinco espécies de pássaros que falam.
Anúncios
1. Gralha-azul
Símbolo do Estado do Paraná, a gralha-azul é conhecida como “pássaro azul que fala”. Além de ser uma ave muito esperta, ela possui grande capacidade de memorização e é facilmente encontrada no Brasil.
A gralha-azul tem a habilidade de aprender até 14 termos vocais distintos para se comunicar com pessoas e outros animais. Como pertence à família dos corvos, pode aprender a reproduzir músicas, palavras e até frases. Além disso, imita sons de outros animais da residência, o que a torna ainda mais impressionante.
Anúncios
Essa ave mede aproximadamente 39 cm e exibe uma coloração azul reluzente, enquanto sua cabeça, pescoço anterior e peito são pretos. Além disso, seus olhos são escuros. Vivendo principalmente em matas de galeria e capões de mata, a gralha-azul é arborícola e se adapta bem ao ambiente florestal.
2. Arara
Outra ave cujas espécies são capazes de falar é a arara. Muito conhecida visualmente após o filme Rio, ela pode desenvolver o hábito de repetir sons humanos, desde que conviva continuamente com pessoas que a ensinem. Geralmente, esse aprendizado ocorre em criadouros e zoológicos, onde o contato frequente facilita a imitação.
No Brasil, existem cerca de 13 espécies dessa ave e, infelizmente, muitas delas estão ameaçadas de extinção. Além disso, a arara faz parte da família de aves com o maior número de espécies em risco, o que reforça a necessidade de preservação.
A arara possui penas de coloração vibrante e, por isso, muitas vezes atrai a atenção do mercado ilegal de animais silvestres. Além disso, seu bico é curvo, arredondado e extremamente resistente, tornando-o ideal para sua alimentação. Essa ave se alimenta principalmente de bagas, sementes e castanhas.
3. Calopsita
Muito utilizada como animal de estimação, a calopsita é uma pequena ave australiana com grande capacidade de reproduzir sons. Esse hábito se torna mais comum após o quinto mês de vida, quando seu processo de cognição já está mais avançado.
Além de ser dona de uma personalidade que desperta curiosidade e diversão, a calopsita precisa de treinamento e reforço positivo para aprender a falar. Ela responde muito bem a carinho e petiscos, facilitando o processo de aprendizado. Com um treinamento bem-sucedido, ela será capaz de cantarolar melodias e emitir sons que escuta no seu dia a dia.
A calopsita pode ser encontrada em diversas cores e essa variedade resulta principalmente das mutações que a espécie sofreu ao longo do tempo. No entanto, esse processo dificulta a identificação do sexo da ave.
4. Corvo
Outra ave com incrível capacidade de memorização e repetição de frases humanas é o corvo. Devido à sua vocalização grave, ele consegue verbalizar com mais facilidade, o que pode até causar confusão com uma voz humana.
Além de ser uma das aves consideradas mais inteligentes do reino animal, o corvo possui, em média, 63 centímetros de comprimento e pesa 1,2 quilogramas. Ele pode viver até 21 anos em estado selvagem. Na natureza, ele se alimenta de carniça, insetos, grãos de cereais, bagas, frutos, pequenos animais e resíduos alimentares.
Estima-se que existam mais de 40 espécies de corvos espalhadas por diferentes continentes. Esse fator contribui significativamente para o aprimoramento da capacidade de adaptação da espécie.
5. Ave-lira
Capaz de imitar não só a fala humana, mas também sons de objetos e animais, a ave-lira se destaca como uma das melhores imitadoras do reino animal. Não importa o som: furadeira, macacos, passos — ela consegue reproduzir tudo com grande precisão.
A explicação para essa habilidade reside em sua siringe, um órgão essencial para a produção de sons. Podemos compará-la às cordas vocais humanas, pois os pássaros geram sons ao forçar a passagem de ar por membranas localizadas nesse órgão.
Além disso, a ave-lira é bastante conhecida na Oceania por sua plumagem, que apresenta a parte superior do corpo castanha e a parte inferior cinza. Ela mede 100 cm, possui asas arredondadas e pés fortes, o que a torna ainda mais impressionante.
Enfim, esta foi a nossa lista com cinco pássaros que falam. Se você gosta do universo das aves, recomendamos também a leitura do conteúdo sobre as maiores aves do mundo.