5 opções de aplicativos para escrever livro pelo celular
Escrever nunca foi tão fácil com esse top 5 aplicativos para escrever livro
Anúncios

Uma das milhares de tarefas que a tecnologia facilitou foi a de escrever. O que, para ser realizado antigamente, necessitava de pena e tinta, máquina de escrever ou até papel e caneta, dependendo da época, agora é facilmente resolvido com aplicativos para escrever livro pelo celular. Além disso, essa mudança trouxe mais praticidade para o dia a dia.
Se você é um escritor, trabalha com algo que necessita anotar ou até mesmo é um estudante que precisa fazer suas tarefas, você vai concordar que ter uma ferramenta na palma da mão para fazer isso ajuda muito, não é? Com ela, você pode anotar na hora e não correr o risco de acabar esquecendo aquela ideia revolucionária.
Por isso, neste conteúdo, vamos apresentar 5 opções de aplicativos para escrever livro pelo celular, com opções para Android e iOS. Continue lendo para transformar a sua escrita!
Anúncios
1. Microsoft Word
Muito conhecido na versão para notebooks e computadores, o Microsoft Word também está disponível para dispositivos móveis, tanto Android quanto iOS.
Com o aplicativo, é possível criar, editar, exibir e compartilhar arquivos de texto de forma fácil e rápida. A interface é bem intuitiva e serve para projetos básicos, com texto corrido, mas também para aqueles que necessitam de um pouco mais de formatação.
Anúncios
As ferramentas de estilos, formatação e edição permitem que você inclua variações de fontes e tamanhos diferentes nos textos, o que facilita a escaneabilidade. Outras opções interessantes são a inclusão de fotos e a leitura em voz alta.
Além de livros, você consegue escrever inúmeros outros documentos, como tarefas, cartas, blogs, roteiros, anotações, textos ou currículos. Ele também dispõe do modo de leitura e edição de PDF.
2. Google Docs
Bem semelhante ao Word, mas desenvolvido pelo Google, o Google Docs está disponível para Android e iOS. Uma das vantagens dele é que tudo fica salvo na nuvem, sem que você precise salvar manualmente, e você consegue compartilhar o mesmo arquivo para outras pessoas editarem também. Além disso, é possível acessar o histórico de edições e restaurá-las.
No quesito formatação, disponibiliza as principais opções: fonte, tamanho, negrito, itálico, sublinhado, posição do texto, espaçamento, destaque em cor, inclusão de imagens, entre outras.
Para textos mais longos, a correção ortográfica facilita a revisão, assim como a possibilidade de adicionar comentários e sugestões de ajustes. E quando for enviar para alguém apenas visualizar, o compartilhamento para visualização auxilia bastante.
3. JotterPad
Pensado justamente para escritores, o aplicativo JotterPad é uma boa opção para quem gosta de deixar a mente fluir. É ideal para pessoas que escrevem tudo primeiro e apenas depois editam, pois não possui tantas distrações. A ferramenta está disponível para Android e iOS e permite que você a conecte a todos os seus serviços em nuvem (Google Drive, Dropbox, OneDrive), possibilitando a escrita e sincronização offline.
A forma de edição é um pouco mais complexa, o que pode causar um certo estranhamento no início, pois segue um padrão parecido com o do WhatsApp, em que, para obter negrito, itálico e outras configurações, você utiliza ícones. Em contrapartida, nele é mais simples acessar opções de configurações, selecionar o tema escuro ou pesquisar por trechos dentro do texto.
4. Google Keep
Mais uma ferramenta do Google, o Google Keep tem mais o estilo de bloco de notas. Assim como o JotterPad, funciona bem para aqueles que escrevem primeiro e editam depois, tendo uma interface mais simples. O aplicativo funciona tanto em aparelhos Android quanto em iOS. Além disso, assim como o Google Docs, possibilita o compartilhamento para edição, mas não restringe os níveis de ações, ou seja, todos com acesso podem editar.
Uma desvantagem, no entanto, é a impossibilidade de destacar em negrito ou itálico. Contudo, oferece opções diferentes dos outros, como os marcadores, que podem servir para definir divisões ou capítulos. Portanto, escolher ou não vai depender muito da finalidade para qual você quer usá-lo.
5. Evernote
Por fim, também temos o aplicativo Evernote para Android e iOS, cujo acesso é feito por meio da conta do Google. De textos extensos aos curtos, ele atende bem à demanda, inclusive para a criação de checklists.
Uma opção interessante que ele permite é a possibilidade de, ao visitar uma página na web, adicioná-la ao aplicativo, tornando-se uma ferramenta de fácil acesso e consulta posterior. Essa funcionalidade pode ser interessante também para quem escreve artigos científicos.
Como os outros aplicativos, disponibiliza a maioria dos recursos de edição de texto. Além disso, os arquivos de texto podem ser organizados com etiquetas e informações de localização. Sem falar nos modelos pré-prontos de documentos.
Então, essa foi a nossa lista de 5 aplicativos para escrever livro no celular. Espero que tenha sido útil para você soltar a imaginação e começar a escrever. E se você gostou deste conteúdo, sugiro que confira também 6 indicações de aplicativos para escanear documentos. Até o próximo!