8 mitologias mais famosas do mundo e suas origens

Muito além da mitologia grega: conheça as mitologias mais famosas do mundo 19

Originado com o propósito de explicar as origens do universo, o saber mítico está recheado de deuses, heróis e seres fantásticos.

Anúncios

mitologias
Fonte: Freepik

As mitologias ao redor mundo possuem raízes profundas nas civilizações antigas que as originaram. Conhecidos como conjuntos de crenças, os conhecimentos míticos procuram elucidar a origem do mundo, a essência da natureza e o papel da humanidade no cosmos.

Suas narrativas repletas de divindades, figuras heróicas e seres mágicos, desempenharam um papel fundamental na interpretação do universo e na reflexão sobre a existência humana ao longo dos tempos. Entre as mitologias mais renomadas do mundo, destacam-se:                                        

1.  Mitologia Grega

A mitologia grega consiste em uma das mais antigas e influentes do mundo. Como prediz o nome, ela se originou na Grécia Antiga e influenciou a cultura ocidental de várias maneiras, sobretudo a partir de uma primeira causa para explicar a origem da vida.

Assim, a mitologia grega é repleta de deuses olímpicos conhecidos no mundo todo, são eles: Zeus, o todo-poderoso senhor do trovão; Hera, a rainha dos deuses; Atena, a deusa da sabedoria; e Poseidon, o governante dos mares.

Heróis como Hércules, Teseu e Jasão, e criaturas fantásticas como minotauros, centauros e sereias também fazem parte das narrativas místicas gregas.

2.  Mitologia Romana

A mitologia romana recebeu por influência a mitologia grega, mas com algumas diferenças. Isso porque, os romanos modificaram diversas narrativas e figuras da mitologia advinda da Grécia para se adequarem à sua própria cultura.

Desse modo, a mitologia romana traz os deuses gregos com seus respectivos nomes romanos. Sendo assim, Júpiter, o equivalente romano de Zeus, dirige o panteão romano ao lado de Marte, Juno, Vênus e demais deuses e deusas.

Além disso, conta com os grandes heróis como Rômulo e Remo, Eneias e Tarquínio, e criaturas fantásticas como lobisomens, faunos e ninfas.

3.  Mitologia Egípcia

Já a mitologia egípcia é uma das mais complexas e fascinantes do mundo. Originada no Egito Antigo, influenciou a cultura egípcia por milhares de anos.

Entre os deuses egípcios mais conhecidos temos Rá, o deus sol; Ísis, a deusa da fertilidade; Osíris, o deus dos mortos; Hórus, o deus do céu; faraós como Tutancâmon e Ramsés II. Além disso, a mitologia egípcia traz criaturas fantásticas como esfinges, múmias e escaravelhos.

As histórias míticas do Egito oferecem uma visão interessante da cosmologia egípcia e das crenças sobre a vida após a morte. Aliás, para se aprofundar ainda mais nesta mitologia, vale a pena ler O livro dos mortos do antigo Egito.

4.  Mitologia Nórdica

A mitologia nórdica diz respeito à mitologia dos povos germânicos do norte da Europa, tendo origem na Escandinávia. Com deuses como Odin, Thor, Loki, Freya, Heimdall e Tyr, essa mitologia é a base de um famoso filme da Marvel: Thor: Ragnarok.

Já as suas criaturas fantásticas como trolls, elfos, gigantes e dragões estão inseridos em diversas produções do cinema. Você já deve ter visto estas criaturas em filmes como O senhos dos Anéis e O Hobbit uma jornada inesperada.

As lendas nórdicas são marcadas por batalhas épicas, profecias misteriosas e um destino inexorável conhecido como Ragnarök, o crepúsculo dos deuses.

5.  Mitologia Maia

Já a mitologia maia é a mitologia dos povos maias da América Central com origem na Mesoamérica. Embora pouco conhecida, esta mitologia é recheada de histórias de criação, sacrifícios humanos e ciclos cósmicos.

Nela, podemos encontrar tanto deuses adorados quanto temidos como Quetzalcóatl, o deus-serpente; Huitzilopochtli, o deus da guerra; e Kukulkan, a serpente emplumada.

6.  Mitologia Celta

Originária das ilhas britânicas e partes da Europa Ocidental, a mitologia celta conta com diversas deidades, criaturas místicas e lendas épicas.

Deuses como Dagda, deus da guerra e da magia; Lugh, deus dos ferreiros;  e Morrigan, deusa da fúria e da batalha são reverenciados na mitologia celta. Além deles, seres como fadas, elfos e druidas desempenham papéis importantes nas histórias e na cosmologia celta.

7.  Mitologia Chinesa

A China antiga, por sua vez, também é uma portadora de uma rica tradição mitológica, repleta de deuses, espíritos e heróis lendários. Seres divinos como Jade Emperor, líder dos céus; Guan Yin, deusa da misericórdia; Buda da Medicina; e deuses dos elementos naturais são cultuados na mitologia chinesa.

Além disso, narrativas de figuras lendárias como Sun Wukong (o Rei Macaco) e Chang’e (a deusa da lua) ainda permeiam gerações.

8.  Mitologia Aborígene Australiana

Muitos não sabem, mas as culturas aborígenes da Austrália têm suas próprias tradições mitológicas, que são transmitidas oralmente há milênios. Por exemplo, os espíritos ancestrais, habitantes do chamado ‘The Dreaming’ ou ‘The Dreamtime’, Tempo dos Sonhos, são fundamentais na cosmologia aborígene.

O conceito do Tempo do Sonho é empregado para simbolizar os ideais aborígenes do Everywhen, um período em que a terra era habitada por ancestrais, que possuíam proporções heróicas ou habilidades sobrenaturais.

Essas figuras, diferentes dos deuses, não exerciam controle sobre o mundo material e não eram objeto de adoração, mas sim de respeito reverencial.

Curtiu conhecer as mitologias mais famosas do mundo? Então já sabe, compartilhe nas redes sociais com os amigos e fique por dentro das nossas demais publicações aqui do site. Que tal conhecer as línguas artificiais mais faladas do mundo? Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo