TOP 5 maiores guerreiros da história

Do campo de batalhas às páginas de livros: conheça quem são os maiores guerreiros da história

De Alexandre, O Grande, a Joana d'Arc, desbrave histórias de determinação e coragem.

Anúncios

maiores guerreiros da história
Fonte: Freepik

Na rica tapeçaria da história, destacam-se figuras cuja bravura e habilidades militares moldaram o curso dos eventos e inspiraram gerações. Estamos falando deles: os maiores guerreiros da história.

Homens e mulheres deixaram seu legado na forma de vitórias, conquistas e histórias que ainda hoje são contadas e admiradas por muitos. A seguir você confere quem são os grandes guerreiros que marcaram seus nomes na história da humanidade.

1.  Alexandre, o Grande

Alexandre, o Grande, foi um dos maiores guerreiros da história. Em pouco mais de uma década, o comandante conquistou muitas regiões do mundo até então conhecido, incluindo a Grécia, o Egito, a Pérsia e a Índia. 

Alexandre nasceu em Pella, na Macedônia, em 356 a.C. Filho do rei Filipe II, ele foi preparado para ser um grande líder. Desse modo, o macedônio teve uma educação completa, que incluiu desde treinamento militar até filosofia e literatura.

Alexandre subiu no trono da Macedônia aos 20 anos de idade, logo após seu pai falecer. Imediatamente, iniciou uma série de campanhas militares, com o objetivo de conquistar o mundo conhecido. 

Líder visionário, o grande rei acreditava na importância da cultura e da educação. Desse modo, ergueu várias cidades, incluindo Alexandria, no Egito, e uma das bibliotecas mais famosas e importantes do mundo. 

2.  Samurai Miyamoto Musashi

Miyamoto Musashi foi um samurai japonês que viveu no século XVII. O guerreiro é visto como um dos maiores espadachins da história e é, geralmente, referenciado como o ‘Santo da Espada’.

Musashi nasceu em 1584, na província de Mimasaka, no Japão. Sua história começou cedo nas artes marciais e, aos 13 anos, já havia matado um homem em um duelo.

O samurai era um homem de grande inteligência, que além de estudar artes marciais, também era um artista talentoso. O espadachim escreveu diversos livros, incluindo o “Livro dos Cinco Anéis”, um tratado clássico sobre as artes marciais.

Vale dizer que o samurai Musashi lutou em muitas batalhas no decorrer de sua vida e nunca foi derrotado. Aliás, sua reputação de invencibilidade o tornou um dos guerreiros mais temidos do Japão. Encararia?

3.  Leônidas I

Se você é fã de Esparta, certamente já ouviu falar de Leônidas. Afinal, o seu legado está registrado no filme 300, de Zack Snyder. Leônidas I foi o rei de Esparta de 491 a 480 a.C e ficou conhecido por liderar 300 espartanos na Batalha das Termópilas, em 480 a.C., contra um exército persa de mais de um milhão de homens.

Leônidas nasceu em Esparta, na Grécia, em 540 a.C., sendo filho do rei Anaxandridas II e da rainha Gorgo. O espartano recebeu uma educação rigorosa, que o preparou para ser um grande guerreiro e líder.

Em 491 a.C., subiu ao trono de Esparta, logo após o falecimento de seu pai. Em seguida, começou a se preparar para a guerra contra os persas, que estavam invadindo a Grécia.

Como dissemos anteriormente, Leônidas liderou um exército de 300 espartanos para bloquear o caminho dos persas nas Termópilas, um desfiladeiro estreito. Os espartanos lutaram bravamente contra os persas, mas perderam a guerra.

Embora Leônidas tenha morrido em batalha, seu sacrifício ajudou a atrasar o avanço pérsico, dando tempo aos gregos para se prepararem para a batalha de Salamina, ganha pelos gregos.

4.  Gengis Khan

Gengis Khan, também conhecido como Temüjin, foi o fundador e primeiro grão-cã do Império Mongol, que existiu de 1206 a 1368.  Visto como um dos maiores guerreiros da história, foi responsável por uma das mais rápidas expansões imperiais já documentadas.

Gengis Khan nasceu em 1162 na Mongólia, em uma família de nobres. Aos nove anos de idade, perdeu seu pai e passou sua infância em pobreza e miséria. No entanto, era um jovem astuto e ambicioso, e logo começou a formar um exército.

Gengis Khan liderou seu exército em incontáveis conquistas, que resultaram na unificação das tribos mongóis e na criação do que ficou conhecido como o Império Mongol. Tal império se expandiu rapidamente sob o seu comando, conquistando territórios na Ásia, Europa e Oriente Médio.

Vale dizer que Khan ajudou a espalhar a cultura mongol e a promover o comércio e a comunicação entre diferentes culturas. Aliás, o império também foi responsável por uma série de inovações tecnológicas, dentre elas a introdução da pólvora na Europa.

5.  Joana d’Arc

Finalizando o nosso TOP 5 dos maiores guerreiros da história, temos uma mulher de muita fé e bastante força. Seu nome? Joana d’Arc, a camponesa que salvou a França.

Joana d’Arc foi uma jovem camponesa francesa que esteve à frente do exército francês na Guerra dos Cem Anos. A guerreira nasceu em Domrémy, na França, em 1412. Filha de camponeses, D’Arc não recebeu educação formal. No entanto, desde jovem, ela dizia ter visões de santos e anjos, que lhe pediam para liderar o exército francês e libertar a França dos ingleses.

Em 1428, viajou para Chinon, onde se encontrou com o rei Carlos VII. A guerreira convenceu o rei a lhe dar um exército para liderar, e assim o fez. Joana d’Arc foi líder do exército francês a teve várias vitórias, incluindo a libertação da cidade de Orleans.

Em 1430 os ingleses a capturaram e a condenaram por heresia. Sendo assim, foi queimada na fogueira em 30 de maio de 1431, com apenas 19 anos de idade. A morte de Joana foi um choque para a França ao ponto de a guerreira ser reabilitada em 1456 e canonizada em 1920 pela Igreja Católica.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo