Maravilhas do céu noturno: os eventos astronômicos de 2024
Abra seus olhos para a vastidão do cosmos e deixe-se levar pela magia da astronomia neste ano.
Anúncios
Ao observarmos o céu noturno, somos transportados para um universo de mistérios e maravilhas. Os astros, as constelações e os eventos astronômicos nos contam uma história, sussurram segredos sobre a formação do cosmos e nosso lugar nesse grandioso cenário.
No post de hoje, embarcaremos em uma jornada para explorar os principais eventos astronômicos desse ano. Sendo assim, prepare-se para se encantar com a beleza e a grandiosidade do cosmos. Você vem com a gente?
1. Eclipses
Em 2024, o céu nos presenteará com dois eclipses, um solar e um lunar, que nos convidam a desvendar a dança entre a Lua, o Sol e a Terra. Prepare-se para presenciar esses eventos magníficos, que revelam a beleza e a complexa mecânica do nosso sistema solar.
Eclipse solar total em 8 de abril
A Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, projetando, assim, sua sombra sobre nosso planeta e criando um dia artificial. Infelizmente, não conseguiremos ver, isso porque a faixa de totalidade do eclipse percorrerá apenas o México, Estados Unidos e Canadá.
O eclipse começará na manhã de 8 de abril, com a totalidade ocorrendo entre às 12h e 16h (horário local) em diferentes pontos da faixa de totalidade.
Para observar, é importante usar óculos especiais de eclipse para proteger os olhos da luz solar intensa. Além disso, telescópios com filtros solares também podem ser utilizados para observar o evento com mais detalhes.
Eclipse lunar parcial em 25 de outubro
Aqui é a Terra que se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando a sua sombra sobre a Lua e causando um escurecimento parcial. O eclipse será visível na América do Norte, Europa e África. De novo não seremos agraciados.
O eclipse começará na noite de 25 de outubro, com a fase parcial ocorrendo entre às 22h e 02h (horário local) em diferentes pontos da região de visibilidade. O eclipse lunar pode ser observado a olho nu, mas binóculos ou telescópios proporcionarão uma visão mais detalhada da Lua durante o evento.
2. Chuvas de meteoros
As chuvas de meteoros, também conhecidas como ‘estrelas cadentes’, riscarão o céu noturno em diferentes momentos do ano, proporcionando momentos de contemplação e fascinação.
Eta Aquáridas 5-6 de maio
As Eta Aquáridas são fragmentos da poeira deixada pelo cometa 1p Halley que se desintegram na atmosfera terrestre. Aliás, a taxa de meteoros será de até 60 por hora em condições ideais.
Além disso, o melhor momento para observar será na noite de 5 para 6 de maio, após o pôr do Sol. A chuva de meteoros Eta Aquáridas faz parte da constelação de Aquário. No mais, uma curiosidade é que a chuva de meteoros Eta Aquáridas é conhecida por seus meteoros brilhantes e contínuos
Perseidas 12-13 de agosto
Já a chuva de meteoro Perseidas tem origem nos fragmentos do cometa 109P/Swift-Tuttle que se desintegram na atmosfera terrestre. Para os entusiastas, essa chuva será melhor, visto que a taxa de meteoros será de até 100 por hora em condições ideais.
Como na anterior, o melhor momento para observar será na noite de 12 para 13 de agosto, depois do pôr do Sol. Inclusive, a chuva de meteoros Perseidas é a mais popular do ano e faz parte da constelação Perseu.
3. Superluas
Em 2024, a Lua nos presenteará com duas superluas, um evento que ocorre quando a Lua Cheia está em seu ponto mais próximo da Terra. Assim, prepare-se para presenciá-la com um tamanho e brilho aparentes maiores do que o normal.
Superlua em 25 de março
Nesse dia, a Lua estará a apenas 363.104 km da Terra, seu ponto mais próximo em 2024. Desse modo, a Lua parecerá 7% maior e 15% mais brilhante do que uma Lua Cheia normal.
O evento será visível a olho nu em todo o mundo. Sendo assim, já lembre de deixar a câmera fotográfica no jeito para registrar esse momento tão aguardado. Aliás, não deixe de comparar o tamanho e o brilho com outras noites.
Superlua em 23 de abril
Já no dia 23, a Lua estará a 365.743 km da Terra, um pouco mais distante do que na superlua de março. Ainda assim, a Lua parecerá 6% maior e 12% mais brilhante do que uma ela é normalmente. E também será visível a olho nu em todo o mundo.
Algumas dicas para observar melhor são: escolha um local com vista para o horizonte leste, onde a Lua nasce. E tente observar logo após o pôr do Sol, quando ela estará mais alta no céu. Caso você tenha binóculos ou mesmo um telescópio, a visualização será melhor.
Tá na mão! Eventos astronômicos são sempre paisagens paradisíacas para os olhos, não é mesmo? Então, aproveite e compartilhe este guia com seus amigos e familiares e preparem-se juntos para observar esse espetáculo celestial. Até mais!