Aprendizado 2.0: a magia dos apps de alfabetização
Os apps exploram letras, sons, formação de palavras e até mesmo aspectos socioemocionais.
Anúncios
Atualmente, o celular pode ser usado como uma ferramenta com potencial para colaborar com a educação das crianças. Além disso, há uma diversidade de apps de alfabetização, que chamam a atenção dos pequenos e oferecem um tempo de tela educativo.
Tais apps proporcionam uma maneira inovadora e envolvente de complementar o ensino tradicional, aproveitando a familiaridade das crianças com dispositivos digitais. Então, veja a seguir os melhores apps de alfabetização e aproveite! Todos disponíveis para Android e iOS, exceto um.
1. Leiturinha
O primeiro aplicativo consiste no Leiturinha, esse app é praticamente um parque de diversões de aprendizado. Como? Por meio de personagens animados e histórias que não só ensinam, mas também fazem os pequenos se apaixonarem pelo mundo da leitura.
Aliás, o app mostra que não é só decoreba. O Leiturinha vai além, explorando os sons das letras, ajudando a formar palavras e construindo uma base para os pequenos mergulharem no maravilhoso mundo das palavras.
Além disso, a interface é um espetáculo à parte, toda colorida e interativa. Sem dúvidas, as crianças vão se divertir enquanto aprendem. E os pais? Podem acompanhar de perto o crescimento e a evolução dos filhotes nessa jornada educativa.
Então, se você quer ver os pequenos se apaixonando pela leitura de um jeito descontraído e eficaz, o Leiturinha é a resposta. Quem sabe o seu filho não se apaixona pela leitura e torna-se um grande escritor quando crescer. Seria incrível!
2. EduEdu
Já o app EduEdu é tipo um professor particular e online que o Instituto ABCD criou para auxiliar crianças entre 5 e 9 anos. Inclusive, ao entrar pela primeira vez, é preciso fazer um teste para saber o nível do aluno, o que torna o aprendizado personalizado.
A partir do resultado do teste, todos os exercícios e materiais são moldados na medida certa para cada situação. Sendo assim, é como ter um professor que sabe exatamente do que seu filho precisa, só que direto no dispositivo, apenas Android, infelizmente.
Além disso, o EduEdu mantém um registro completo do aprendizado desde o primeiro uso e, então, adapta as atividades conforme o pequeno vai avançando nos estudos. E olha só, os pais e professores têm controle, conseguindo dar uma olhada nos resultados.
Vale ressaltar que tem de tudo no aplicativo, exercícios que envolvem letras, rimas, fonemas e até interpretação de texto para os alunos mais experientes. Sem dúvidas, é um pacote completo de aprendizado e tudo no ritmo da criança.
O diferencial deste app está na criação do espaço socioemocional. Lugar onde os pequenos podem falar sobre os sentimentos deles em relação ao aprendizado ou qualquer outra coisa. Realmente, é tudo que seu filho precisa.
3. GraphoGame
O terceiro app da nossa lista de apps de alfabetização é GraphoGame. Com ele, as crianças podem aprender os sons das letras e suas combinações, dominando, assim, a arte de ler.
Inclusive, a interface é simples e intuitiva. Sendo assim, as crianças vão ficar de olho na tela, enquanto desvendam desafios e conquistam novos conhecimentos de leitura por meio de jogos educativos.
Além disso, o aplicativo consegue adaptar as atividades de acordo com o progresso individual, o que proporciona uma experiência personalizada. Essa função torna-se bastante importante para não desmotivar a criança por conta de uma atividade fácil demais ou muito complicada.
Certamente, os pais não ficam de fora. Posto que eles podem acompanhar o desenvolvimento dos pequenos. Sendo assim, torna-se uma jornada educativa que mistura diversão e conhecimento de um jeito que só o GraphoGame sabe fazer.
4. Duolingo ABC
O último dos apps de alfabetização é o Duolingo ABC, um app educativo para crianças. E é simplesmente incrível, uma mistura de diversão com educação que faz o aprendizado virar uma verdadeira festa.
Desse modo, o app não é só sobre decorar o alfabeto, mas mergulhar de cabeça no mundo mágico das letras. Sim, o app transforma a aprendizagem em uma caminhada cheia de jogos, desafios e atividades que fazem as crianças se divertirem muito.
Por ser da família Duolingo, experts em educação, pode apostar que as crianças vão aprender como se fosse uma brincadeira. E, claro, você acompanha todo o progresso dos filhotes nessa aventura.
No mais, com uma interface amigável, personagens cativantes e vários exercícios, o Duolingo ABC busca não apenas ensinar as letras, mas também instigar o interesse pela leitura de maneira divertida e interativa.
Para finalizar, os apps de alfabetização, por meio de jogos, histórias animadas e exercícios adaptativos, buscam tornar o aprendizado do alfabeto, assim como introduzir a leitura, em uma experiência cativante para complementar a educação das crianças