Illuminati: 4 fatos curiosos sobre a seita secreta

A face oculta dos Illuminati: curiosidades e segredos da ordem secreta

Uma das ordens mais misteriosas da história da humanidade ainda assombra o mundo, mesmo após mais de 230 anos de seu banimento.

Anúncios

Illuminati
Fonte: Freepik

Os Illuminati são uma sociedade secreta que há muito tempo fascina o mundo. Embora a ordem tenha sido banida no século XVIII, continua sendo alvo de muitos mistérios e teorias da conspiração.

Aliás, há quem diga que a ordem tem como grande propósito dominar o mundo e por isso estaria envolvida em diversos eventos históricos que marcaram épocas. Mas quem são de fato os Illuminati? Eles existem de verdade? Ou são apenas um mito criado para alimentar teorias da conspiração? Tudo isso e muito mais você confere a seguir!

Qual a origem dos Illuminati?

A história dos Illuminati começa em 1776 na Alemanha, quando Adam Weishaupt, um professor de direito da Universidade de Ingolstadt, fundou a ordem. Uma vez inspirado pelos princípios do Iluminismo, Weishaupt pretendia criar uma sociedade que promovesse o conhecimento, a igualdade e a liberdade. Daí o nome: Illuminati.

A ordem rapidamente ganhou muitos adeptos, principalmente entre intelectuais e membros da classe alta. Lembrando que desde os primórdios a ordem era altamente secreta e seus membros usavam pseudônimos para se comunicar.

Para tornar-se parte dos Illuminati, era necessário obter a aprovação unânime dos membros existentes, possuir uma grande riqueza e desfrutar de uma reputação respeitável dentro de uma família ‘apropriada’. Além disso, a sociedade operava com um sistema hierárquico.

Ao ingressar como um ‘novato’, o indivíduo progrediria para o status de ‘minerval’ e, posteriormente, alcançaria a designação de ‘iluminado minerval’. Com o tempo, essa estrutura evoluiu para se tornar mais complexa, demandando 13 graus de iniciação para alcançar a plena adesão à sociedade.

Vale dizer que no princípio, o objetivo do Illuminati era reduzir os abusos do estado autoritário, bem como o poder da Igreja na política.

Objetivos e propósito da ordem secreta

Como dizíamos, os Illuminati buscavam combater o obscurantismo religioso e a influência autoritária da Igreja Católica. Além disso, também defendiam a reforma social e política, incluindo a abolição da monarquia despótica e a criação de uma república.

No mais, entre seus objetivos podemos ainda encontrar: a promoção da educação, do livre pensamento e da igualdade entre os gêneros, ideias consideradas revolucionárias para o momento histórico.

Contudo, ao observar a movimentação por baixo dos panos, o governo da Baviera temendo uma revolução, baniu a ordem dos Illuminati em 1785. Desse modo, os membros foram perseguidos e forçados a se dissipar. Apesar disso, até hoje os Illuminati continuam a ser alvo de especulações e teorias da conspiração.

Símbolos misteriosos

O símbolo mais conhecido dos Illuminati é o Olho que Tudo Vê, frequentemente interpretado como um símbolo de vigilância e controle. Aliás, o olho está presente em diversas culturas e religiões, representando onisciência, conhecimento e proteção.

Além disso, a pirâmide era um símbolo icônico associado à ordem. Ela representa a hierarquia da ordem Illuminati, com o Olho que Tudo Vê no topo simbolizando a liderança e o conhecimento superior. Além disso, a pirâmide inacabada é um símbolo de que a obra Illuminati está em processo de construção.

Já o pentagrama diz respeito a um símbolo antigo com diversos significados, desde proteção até os cinco elementos da natureza. Lembrando que estes ícones aparecem em vários lugares, desde notas de dólar até produções cinematográficas, favorecendo teorias conspiratórias sobre seu suposto controle oculto.

Além disso, a ordem utilizava também rituais maçônicos e os seus símbolos para propagar seus ensinamentos e criar um senso de pertencimento entre seus membros.

4 fatos curiosos mais famosos sobre os Illuminati

Envoltos em uma onda de mistério, os Illuminatis são acusados de controlar eventos mundiais e de manipular a sociedade para alcançar seus objetivos secretos. Vejamos a seguir fatos curiosos mais famosos envolvendo a ordem.

1.   Controle Mundial

Uma das teorias da conspiração mais comuns é que os Illuminati estão secretamente controlando o mundo a partir de um jogo de manipulação midiática, de governos e de instituições financeiras. Acredita-se que eles se aproveitam de guerras, crises econômicas e eventos de grande escala para consolidação de seu poder.

2.   Nova Ordem Mundial

Embora a história relate que a ordem foi banida em 1785, os Illuminati são frequentemente associados à ideia de uma Nova Ordem Mundial. Em outras palavras, um governo global único que controlaria todos os aspectos da vida humana.

Essa teoria acredita que os Illuminati estão buscando eliminar as nações e culturas ao redor do mundo a fim de um mundo homogêneo sob seu domínio.

3.   Eventos Históricos

Outro fato curioso é que muitos eventos históricos, como a Revolução Francesa, a ascensão de napoleônica e até mesmo os atentados de 11 de setembro, são frequentemente associados aos Illuminati. Há quem acredite que a ordem manipula esses eventos históricos a fim de implantar o caos social, facilitando seu controle sobre o mundo.

4.   Celebridades infiltradas

Algumas teorias da conspiração ainda acusam celebridades e figuras públicas de serem agentes dos Illuminati, usando sua fama e influência para concretizar os objetivos da ordem.

Símbolos e mensagens ocultas em músicas, filmes e videoclipes são frequentemente apontados como evidências dessa suposta parceria. A  cantora Lady Gaga, por exemplo, é constantemente associada aos Illuminati, por suas performances extravagantes e uso de símbolos em seus videoclipes.

Além dela, a Madonna também é alvo de teorias conspiratórias envolvendo a ordem. Isso porque seus vídeos e performances estão repletos de simbolismo religioso e ocultista.

Contudo, é importante lembrar que muitas das teorias da conspiração sobre os Illuminati são baseadas em especulações e rumores.

Tá na mão! Curtiu saber um pouco mais sobre os mistérios que assombram os Illuminati? Então já compartilhe este post com os amigos que são apaixonados pela ordem mais secreta do mundo. Até a próxima!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo